Nathalia no Aquathlon: Natação + Corrida

Leitores e Seguidores

Oi pessoal, tudo bem?


Hoje quero compartilhar com vocês minha última experiência no mundo dos esportes. Como vocês sabem, voltei a nadar em março na piscina do prédio e depois de algumas braçadas, resolvi ir para a academia e ter aulas de natação.

A ideia da natação era treinar para uma travessia em dezembro mas gostei tanto que resolvi traçar outro objetivo. Em meados de junho, pesquisei nas redes sociais algumas travessias e por acaso achei o Circuito dos Mares. O circuito trabalha com a modalidade de travessias, corrida e aquathlon (corrida e natação). Na hora, o coração palpitou e resolvi me inscrever!

Antes de continuar lendo, quero explicar o que é Aquathlon. É uma opção para quem não tem bike...hahhahah...mentira!! É a modalidade que você nada e corre! As distâncias variam de acordo com a prova. É disputado em águas abertas e chama muito atenção pelo dinamismo e rapidez da prova.

Conversei com as professoras da academia e fiz meus treinos de acordo com a orientação. Nesse tempo, procurei fazer alguns treinos no mar e uma avaliação da biomecânica no Espaço CareClub ( tem post no blog falando sobre isso) com a Paola Jeha Fogaça @paolajeha (especialista em biomecânica).

Duas semanas antes da prova, recebi bastante dicas e orientações de algumas pessoas já acostumada com esse tipo de prova. Desde itens necessários até de como sair do mar. Eu fui anotando tudo no meu “caderninho” e me preparando para o dia. Durante esse tempo de preparado, eu optei em fazer a prova com o macaquinho. Várias pessoas mencionaram isso como um item importante na hora da transição e até uma facilidade.

Eu saí de São Paulo no sábado depois do almoço, e fomo direto para a Pousada para retirar os kits. Nós ( Eu, Marido e Anna) chegamos em cima da hora do congresso técnico e conseguimos pegar algumas informações importantes. Após dúvidas, retiramos nossos kits e fomos para casa.

O Kit tinha uma camiseta e uma touca azul com o desenho de uma tartaruga, número de peito, uma bananinha, uma tatuagem com o número e um folder com informações.

Kit da Prova

Nós deixamos tudo organizando no dia anterior, porque são muitos detalhes antes de sair de casa. Eu fui dormir e me preparar para o dia seguinte. Uma dica que para mim sempre funciona, beber bastante água 1 dia antes para hidratação.

Domingo ás 7h10 já estava de pé, fui fazer meu café da manhã normalmente, com 1 banana, água de coco e palatinose. Arrumei as coisas e saímos de casa. A casa era na praia do Lázaro, local da prova, e fomos andando pela praia já entrando no clima.

Ao chegar no local da prova, já fomos retirar nosso chip (aquele que coloca no calcanhar) e fomos direto para área de transição. Esse momento é importante para você deixar tudo organizando e do jeito certo para a hora “H”. Vale também fazer uma conferência se realmente você pegou tudo. A maioria das provas, estabelece um horário para entrada e saída da área de transição.

Área de transição antes da largada

Depois de tudo organizado, eu e a Anna ficamos esperando a nossa hora. Alguns minutos antes da nossa largada, eu entrei no mar e nadei uns 5-10 minutos. Importante esse “aquecimento” para você sentir a temperatura da água e também é uma forma de despertar seu corpo.

De repente, ouvimos o comunicado para a concentração para modalidade Aquathlon e fomos assistir mais um congresso técnico com Fabrício Vieira. Quando ele finalizou, entramos no mar e ficamos ali já concentrados para iniciar a travessia e ai na contagem do 3,2,1....BEEEEEHHHH a buzina deu a largada.

Concentração antes da largada

Minutos antes da largada

Eu larguei meio que no meio dos nadadores. Eu estava tranquila e deixei o pessoal tomar um pouco de distancia. O primeiro momento que enfiei a cabeça na água, me assustei, porque só enxergava BOLHAS e pés HAHAHAHHAHA então levantei a cabeça, respirei e fui. Eu fui olhando para a primeira boia e nadando sem pressa. Quando percebi já estava indo para a segunda bóia e fluindo muito bem. Estava feliz por dentro e comemorando que estava conseguindo nadar. Faltando uns 200 metros para finalizar, comecei a pensar na corrida e me preparar para sair do mar. Quando cheguei pela organização da prova, levantei, olhei, respirei e sai correndo. Essa hora é tenso. Você sai meio tonto, não sei explicar.

Passando pela organização da prova

Saindo para área de transição

Comecei a minha transição. Não lembro exatamente a ordem das coisas. Lembro que tirei a touca e o óculos. Peguei a toalha, tentei lavar o pé, sentei na areia, coloquei tênis, prendi nos dentes o gel, amarrei tênis (sem meia), prendi o número e sai.

Flagra na hora da transição

A corrida fluiu muito bem. Eu estava tão endorfinada e realizada com aquele momento que só lembrava de ter concentração. Eu corri 5 km no estilo ROOTS. Passei por trecho de praia, areia, mato, viela e rua de pedra. O sol estava quente e eu estava transpirando muito. Não podia passar a mão no rosto porque estava cheia de areia.

Saindo da área de transição

Quando percebi, já estava chegando e completando mais um desafio na minha vida. Na linha de chegada, estava ele (meu marido) me esperando para o abraço empanado e suado Rsrsrsrs.

Chegada depois dos 5k

Foi uma sensação maravilhosa de ter concluído essa prova. É simplesmente uma delícia o contato com a natureza, as pessoas, o clima e o mar. É diferente das provas de corridas. É um evento bem familiar e alegre. Algumas pessoas se superando na natação e nos resultados.

Eu e o Dominic ( Marido e Fotográfo )

Medalha da prova

Eu e a Anna

Dessa prova, só boas memórias!

Resultado Final: 52minutos e 23 segundos

8°lugar na categoria sub 40 (17 participantes)

Próxima etapa: 26 de Novembro - Caraguatatuba

Site: www.circuitomares.com.br

#Noritmodela #Corrida #Esportes #circuitomares

#aquathlon #natação #corrida #corrida5k #ubatuba #circuitomares #travessia #Esportes

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Se você quer acompanhar de perto todas as novidades, artigos e promoções do Blog, assine nossa Newsletter!

Insira um email válido

Nathalia Soares | Todos direitos reservados © 2018 | Desenvolvido por A Entrega.