Quibe de Quinoa

Boa Noite leitores !

Para começar o final de semana, bem goxxxxtosinho, quero compartilhar com vocês duas notícias !!!

A primeira, que a partir desse mês, iremos postar mais receitinhas saudáveis para vocês na seção COMER BEM ! Ebaaaaa !

E a segunda notícia, CALMA CALMA, não sou eu que resolvi explorar a culinária mas sim uma amiga de infância que é expert no assunto : Monique Mazier, autora do perfil no Instagram @oquefacoprahoje !!!

A Monique, desde a época do colégio, sempre foi a mestre cuca da turma e agora decidiu investir nesse talento e nos ajudar !!

E para celebrar essa parceria, ela já preparou uma dica para o final de semana : Quibe de Quinoa.

Quibe de Quinoa

Ingredientes:

*Para Massa

500g de carne moída crua (usei patinho, pois é mais magra)

1 xícara de quinoa cozida

½ cebola

2 dentes de alho

Folhas de hortelã a gosto (usei mais ou menos ½ xícara de folhas)

1 colher de sopa de pimenta síria

Sal á gosto

Fio de azeite (opcional)

* Para o recheio

150g de ricota

1 colher de sopa cheia de creme de ricota

Raspas de 1 limão

* Como Preparar

Massa

Lave a quinoa, para retirar aquele gostinho amargo, e escorra. Coloque para ferver 2 xícaras de água. Quando levantar fervura, coloque a quinoa e um pitada de sal. Baixe o fogo e deixe cozinhar com a panela, destampada, até a água secar.

Reserve.

Bata no processador ou pique bem miudinho, a cebola, o alho e a hortelã. Coloque em um Bowl todos os ingredientes da massa e amasse com as mãos até formar uma mistura homogênea.

Reserve.

Recheio

Coloque no processador a ricota, o creme de ricota e uma pitada de sal e processe até formar um creme (você também pode amassar a ricota no garfo e incorporar o creme de ricota). Acrescente as raspas de um limão e misture.

Reserve.

Montagem

Unte com azeite um refratário (usei um que mede 26cmx18cm) que possa ir ao forno e disponha metade da massa, aperte com as mãos e depois espalhe todo o recheio e em seguida o restante da massa. Aperte com as mãos até preencher todo o refratário.

Faça marcações no quibe antes de levá-lo para assar. Eu gosto de já cortar no tamanho da porção que irei consumir. Regue com um fio de azeite e leve para assar em forno médio (preaquecido) por 40 minutos.

Após esse tempo seu quibe já estará prontinho!

DICAS DA MONI

Congelar em porções individuais;

Depois que esfriar (para não quebrar) corte e separe as porções, coloque em saquinhos ou em potinhos e leve ao freezer;

Em um dia corrido e só descongelar e comer com uma saladinha de acompanhamento.

"Nesse dia eu comi com um molho de pepino com iogurte e hortelã que se chama Tzatziki, diz Monique"

Quer fazer esse molho típico na Grécia? Corre lá no instagram @oquefacoprahoje que tem a receita dessa delícia para acompanhar o seu quibe.

Sobre a Monique Mazier

Ela nasceu em Guarulhos, estudou em Belo Horizonte, casou-se e foi morar na Bélgica. Após um ano e meio, voltou para Minas Gerais e atualmente mora no Rio de Janeiro. Todas essas mudanças fizeram com que ela conhecesse diversas culturas e culinárias. Como ela sempre gostou de cozinhar foi incentivada por familiares e amigos a iniciar um curso para aprimorar as técnicas culinárias.

A Monique corrida e se preocupa muito com a alimentação. Ela busca se alimentar de forma equilibrada e sem restrições. Atualmente, ela possui uma conta no instagram @oqueeufacoprahoje na qual compartilha receitas e dicas fáceis e práticas para o dia a dia! Ela é uma entusiasmada da COMIDA DE VERDADE !

Quinzenalmente estará aqui para contar como é possível comer bem e manter a forma.

Ela acredita que comida saudável pode ser deliciosa ! Prepare-se para aprender a fazer pratos cheios de sabor, e o melhor,

apreciá-los sem culpa !

#comidadeverdade #oquefacoprahoje #comidaleve #noritmodela #saude