Nathalia Soares | Todos direitos reservados © 2018 | Desenvolvido por A Entrega.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Se você quer acompanhar de perto todas as novidades, artigos e promoções do Blog, assine nossa Newsletter!

Insira um email válido

Por que eu como tapioca ?

26.03.2015

Reeducação Alimentar

 

Substituição de pão por tapioca no café da manhã

 

De acordo com meus objetivos traçados com a nutricionista Camila Del Papa, logo quando comecei a reeducação alimentar, ela me orientou a substituir o pão integral (2 fatias) pela tapioca ou batata doce. No começo achei estranho. Claro que essa mudança, aconteceu aos poucos, mas hoje posso garantir que não sinto falta de comer pão. Eu achava impossível não comer pão no café da manhã.

Na verdade, desde criança fui criada com esse hábito. Durante a adolescência e antes de casar, eu morava com meus pais, e na casa deles pelo menos de segunda a sexta tinha pão integral mas de sábado e domingo o pão francês sempre estava presente no nosso café da manhã.

 

 

 

 

Se você ainda tem dificuldade de tirar o pão integral, saiba que ele é feito com farinha de trigo INTEGRAL… Ou seja, o grão continua inteiro! Isso garante um alto teor de fibras, responsáveis pela sensação de saciedade e pelo bom funcionamento do intestino. As calorias e a quantidade de carboidrato é, praticamente a mesma. O que muda é a velocidade com que o açúcar é absorvido, entendem? Se a absorção é mais lenta, você fica com a sensação de saciedade por mais tempo, além da versão integral oferecer mais nutrientes que a versão tradicional. Uma dica é olhar sempre no rótulo do produto, o primeiro ingrediente da lista deve ser farinha de trigo integral.

 

Hoje eu quero aproveitar e falar um pouco mais da TAPIOCA.

 

Sempre que eu converso com algumas pessoas que estão de dieta ou até mesmo os corredores, eu escuto da maioria deles, que acrescetaram a tapioca na alimentação. Além de ser fácil e prática para fazer, a tapioca contribui com alguns benefícios.

 

 

Tapioca preparada pela Viviane Araújo ( postado no site Ego): Peito de peru, cotage e clara de ovo

 

Por muito tempo comer tapioca não era recomendado para quem precisava perder peso. Na realidade, o que torna a tapioca uma bomba calórica é o recheio. Não adianta come-la recheada de leite condensado… A grande sacada é consumi-la com um recheio magro, como queijo branco, queijo cottage ou ricota, por exemplo. Você também pode fazer o recheio com ovos mexidos, um fio de azeite, tomate e orégano. E se preferir uma versão doce de tapioca light, dê preferência a geleia de frutas sem açúcar. Outra vantagem é que a tapioca não possui a gliadina, proteína presente no glúten, que em excesso pode causar inflamação das células do organismo e assim contribuir para o aumento da gordura abdominal.

 

O preparo da tapioca é super rápido. Você compra a goma hidratada pronta no mercado. Eu acrescento duas colheres de sopa na panela em formato de panqueca ou pizza. Para acrescentar nutrientes, fibras e reduzir o índice glicêmico (que seria a velocidade que o açúcar é liberado na corrente sanguínea) da sua tapioca, misture 1 colher de chá de semente de chia ao fazer a massa.

 

 Eu gosto muito dessa marca BeijuBom

 

Do ponto de vista da nutrição esportiva, os melhores horários para comer tapioca são no café da manhã, no pré-treino (entre 40 min a 1 hr) e no pós treino (até 1 hora após). Via de regra, esses três momentos do dia são os que necessitam de um maior aporte na ingestão de carboidratos.

De um modo geral, a tapioca é, sim, uma boa alternativa para substituir o pão branco, por ter rápida digestibilidade, menos calorias e nada de sódio. Equilíbrio e bom senso só fazem bem, porém o importante é respeitar a individualidade bioquímica e as necessidades de cada um!! 

 

Para quem está começando a se alimentar melhor, uma dica: comecem aos poucos...fazendo uma troca aqui e outra li, as mudanças já começam a aparecer, acredite!

 

Pessoal, apenas lembrando que o meu plano alimentar foi elaborado pela minha nutricionista, de acordo com os meus objetivos.

 

Conteúdo revisado pela Nutricionista Camila S. Del Papa – Formada em Nutrição pela Universidade Paulista e pós graduada em nutrição clínica pelo Centro Universitário São Camilo.

 

Atendimento:

Espaço Volpi

Rua Groenlândia, 390 • Jd. América • São Paulo/SP • 01434-000 
camila.nutricao@espacovolpi.com.br 
Tel. 011 4306-6715

Please reload